Desafio: "O Meu Bairro é Lisboa"

BIP/ZIP é participação cidadã. O Projecto Educativo da APORDOC e o Arquivo Fotográfico juntaram-se ao Programa BIP/ZIP para celebrar os 10 anos. Vamos seleccionar 10 ideias originais para realizar 10 curtas-metragens e 10 fotografias sobre os Bairros de Lisboa. Há algo no teu Bairro que gostavas de mostrar? Junta-te ao nosso desafio!

Curtas Metragens “O Meu Bairro é Lisboa” - Desafio à Cidade

O Projecto Educativo Apordoc e o Pelouro da Habitação e Desenvolvimento Local/CML juntam-se para te trazer o desafio "O meu Bairro é Lisboa".

Para celebrarmos os 10 anos dos BIP/ZIP, vamos selecionar 10 ideias para a criação de 10 curtas-metragens originais para as exibirmos publicamente! Um encontro com a vida citadina tendo como mote “no coração a cidade”.

Há algo no teu bairro que gostarias de mostrar? Um aspecto do seu passado, um detalhe ou um espaço de convívio? As pessoas, os lugares ou as fronteiras? Participa, intervém, dá-nos a tua visão, um outro olhar. Há algo no teu bairro que gostarias de mostrar? Um aspecto do seu passado, um detalhe ou um espaço de convívio? As pessoas, os lugares ou as fronteiras?

Os 10 selecionados terão 5 sessões de formação para realizar a curta-metragem.
Deves ter em atenção alguns aspectos:
Dos participantes do grupo pelo menos um/a deve ser morador/a do bairro/zona e os restantes devem demonstrar relação com o bairro/zona onde decorre o projecto de filme com que se candidatam.
O grupo concorrente deve ter pelo menos um telemóvel com câmara, com possibilidade de gravação vídeo.
As candidaturas devem ser feitas por grupos informais sem associação a organizações locais ou nacionais.
A diversidade (geracional, de género, entre outras) é um factor de valorização da candidatura apresentada.

Lê as normas do desafio aqui.

O prazo de inscrições terminou no dia 5 de Abril, tendo sido recebidas 32 candidaturas.

Em Julho será feita uma exibição pública de todas as curtas metragens.

Alguma dúvida, contacta +351 910 951 160 ou envia um email para projecto.educativo@apordoc.org

ou consulta aqui

Concurso de Fotografia “O Meu Bairro é Lisboa”

Esta iniciativa pretende promover as iniciativas locais e a Energia BIP/ZIP de Lisboa, na celebração do décimo ano BIP/ZIP, através da participação no Desafio fotográfico dirigido aos residentes na cidade de Lisboa. Pretende-se divulgar o acervo do Arquivo Municipal de Lisboa/Fotográfico.

O Arquivo Municipal de Lisboa| Fotográfico associa-se à Equipa dos Bairros e Zonas de Intervenção Prioritária (BIP/ZIP), para assinalar os 10 anos BIP/ZIP através da realização de um desafio fotográfico, intitulado DESAFIO DE FOTOGRAFIA “O MEU BAIRRO É LISBOA”

Este desafio pretende convidar todos os residentes a fazerem uma recolha fotográfica do seu bairro e convocar a participação dos lisboetas para uma seleção autoral de imagens de Lisboa, no site do Arquivo Municipal de Lisboa/Arquivo Fotográfico.

Os candidatos são convidados a efetuar uma pesquisa de imagens do seu bairro, na página do Arquivo, e a partir desta pesquisa constituir uma seleção de imagens com vista à realização de uma exposição virtual.

Num segundo momento, após um conhecimento prévio do seu bairro, os participantes devem produzir as suas imagens em formato digital, de acordo com as especificações mencionadas em regulamento, e em seguida submete-las para avaliação e seleção do júri.

O júri é composto por elementos convidados externos à CML, um membro do Arquivo e outro da equipa BIP/ZIP

Alguma dúvida, contacta +351 21 884 40 60 (arquivo fotográfico) ou envia um email para 10anosbipzip@cm-lisboa.pt

Inscrições: abertas de 20 de Abril até ao final do dia 20 Maio de 2021