Fim-de-semana de programação: o BIP/ZIP a dar-se a conhecer à Cidade! Partilha de ideias e projectos: tod@s cabem - dança, cultura, moda, ambiente, debates, cinema, fotografia... Lugar a tod@s que fazem desta Energia, força colectiva!
A Rede de Transferência ComUnityLab (Programa URBACT III) decorre entre dezembro de 2018 e junho de 2021, com o Município de Lisboa como Lead Partner e as cidades de Aalborg (DK), Bari (IT), Ostrava (CZ), Lublin (PL), Sofia (BG), Haia (NL) e Lille Metrópole (FR) como Partner Cities. Esta rede pretende a partilha de experiências de participação cidadã baseadas em modelos Co Governação e é baseada na Boa prática Europeia de Lisboa – Estratégia de Desenvolvimento Local nos Bairros e Zonas e Intervenção Prioritária (BIP/ZIP).
Lisboa vai ser anfitriã do evento final desta Rede Europeia, que contará com a presença de todas as cidades e respetivos parceiros. Será um momento final de partilha do trabalho realizado localmente no conjunto das oito cidades europeias e da reflexão conjunta sobre as ferramentas e práticas de Desenvolvimento Local.
Está previsto a realização do evento final da Rede ComUnityLab no final de Maio de 2021.
Mostra dos diferentes produtos BIP/ZIP, através de um catálogo digital e Loja Pop-up.
Está prevista a realização de mostra dos Produtos BIP/ZIP em Junho 2021.
A Sessão Final, prevista para julho, será realizada num modelo de TedTalk / Ignite. O convite será lançado a nomes reconhecidos nas diversas áreas abordadas que, após a partilha, o utiliza como base para intervenção no formato mencionado.
Está prevista a realização da Sessão em Julho 2021.
Exposição 10 anos BIP/ZIP é dar a conhecer todo um universo de participação e cidadania. A ideia é apresentar simbolicamente, em suporte modular, bidimensional e em multimédia, a energia BIP/ZIP em itinerância: no coração a cidade, em imagem e texto é, também uma expressão solidária e de ação, num todo citadino humano que se pretende amistoso.
Está prevista a realização da Sessão em Julho 2021.
É um convite à cidade para revelar e manifestar com o seu olhar um todo humano no coração da cidade. Abraçar a vida aqui é criação e é, também, o construir de um caminho em igualdade. Expressar espaço e tempo, em imagem fotográfica ou em vídeo, é captar o habitat alfacinha em humanidade. É BIP e ZIP porque é intervenção em bairros e zonas prioritárias e é olhar com dignidade um corpo uno feito cidade.
Toda esta dinâmica criativa dará origem a uma apresentação e exposição coletiva à cidade.
Está prevista a realização da apresentação em Julho 2021.