Paula Marques
Vereadora do Pelouro
da Habitação e Desenvolvimento Local
da Câmara Municipal de Lisboa

BIP/ZIP: NO CORAÇÃO A CIDADE!

Há 10 anos quisemos olhar para a cidade com olhar de cidadania. Queríamos saber melhor de que matéria eram feitos os diferentes territórios/bairros que a constituem. O que faltava, mas também as suas potencialidades. As suas vontades. As suas reivindicações.
Foi com as pessoas, com as organizações locais, as Juntas de Freguesias, a comunidade Académica, os serviços municipais que chegamos, em conjunto aos BIP/ZIP! Não eram Bairros Problemáticos ou Bairros Críticos: seriam Bairros e Zonas de Intervenção Prioritária: BIP/ZIP! Depois disto todo um mundo se abriu!
A constituição de GABIP´s – Gabinetes de Apoio aos Bairros de Intervenção Prioritária – a vontade de Co-Governação! O Programa de Parcerias Locais! Essa Energia Local! O sonho tornou-se, para muitas e muitos, uma realidade.
Dez anos, dez partilhas BIP/ZIP é saudar o futuro, é reconhecer o trabalho desenvolvido, é dar-se a conhecer à cidade para ampliar em cada dia, em cada sítio, o lugar desta vontade de fazer mais e melhor.
Alargar sem barreiras esta força de vontade transformadora para uma Lisboa mais solidária, com a sua gente, em igualdade, com todas as suas diferenças, com todas as suas cores.
10 anos de participação cidadã, de promoção do trabalho colectivo. Do planeamento com a comunidade, com a população. De políticas públicas.
10 anos de mudança. De caminho na construção Comum! De luta para construir cidade com tod@s! De ideias e projectos de e para as comunidades locais. A todas e todos que fazem desta Energia, força colectiva agradecemos a confiança, o caminho conjunto! Que venham mais 10! Nesta família que queremos sempre mais ampla. Mais robusta! Em que tod@s cabem! É ambicionar Futuro!